Ninho das Águias | Nova Petrópolis

     Entre as belezas naturais de Nova Petrópolis, a cidade Jardim da Serra Gaúcha, o local mais procurado entre os amantes dos esportes radicais é o Ninho das Águias. Mais de 700 metros de altitude atrai esportistas de todos os recantos brasileiros, além das inúmeras pessoas que procuram o local para momentos de lazer com uma bela vista do Vale do Caí.
Considerado um paraíso a parte, o Ninho das Águias, é palco de diversas práticas esportivas durante o ano todo. Mais procurado pelos amantes do voo livre, o Ninho também é assediado por ciclistas que escolheram o downhill como esporte. Com uma movimentação constante, o Ninho também é palco de atrações musicais e rodas de amigos que, ao lado do bom chimarrão, curtem ótimos momentos ao ar livre.

O esporte predominante do Ninho das Águias, o voo livre, é mais praticado entre os meses de março e outubro, quando a incidência de vento norte/nordeste é mais frequente. Os morros e as superfícies aradas do Vale do Caí são excelentes pontos de desprendimento de correntes ascendentes, o que permite voos de até três mil metros de altitude.
A pista de pouso oficial dos voos fica localizada na localidade da Linha Temerária, na propriedade de Normélio Schneider, distante 12 km do alto do Morro do Ninho das Águias, sendo que em linha reta são apenas dois km. O local é propício para fazer os pousos com segurança, independente do nível de domínio das técnicas dos praticantes do esporte.

Apesar de ser um local que ainda está tendo suas potencialidades turísticas exploradas, as primeiras experiências de voo livre já aconteceram em 1987, quando surgiu um Clube de Voo Livre. O Município apoiou a iniciativa com a abertura de uma estrada para facilitar o acesso dos praticantes e encaminhou um projeto de lei propondo a compra das terras para a implantação da rampa.
Dados os primeiros passos para transformar o local em um atrativo turístico, em 1989 foi inaugurado oficialmente o Ninho das Águias, com direito a brasão e bandeira, durante uma das etapas do Campeonato Gaúcho de Voo Livre, que ainda hoje acontece no local e é uma das etapas mais prestigiadas do campeonato.
Com uma média de cem voos durante finais de semana com condições climáticas favoráveis, o Ninho das Águias proporciona adrenalina não somente a esportistas mas também aos espectadores.

Ninho das águias

Foto por: Márcio Link

nova petrópolis

Foto por: ninhodasaguias.org.br

O Ninho das águias está localizado a noroeste do Município de Nova Petrópolis, na localidade de Fazenda Pirajá, próximo ao município de Caxias do Sul. O acesso ao Ninho das Águias é feito pela BR 116, na altura do Km 181, vindo de Porto Alegre, a três quilômetros do centro da cidade com mais uma subida de cinco quilômetros em estrada de chão.

Mais informações: http://www.ninhodasaguias.org.br/

Confira também:

Todos os posts de Nova Petrópolis aqui

 

Gostou? Nos curta no Facebook!

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta