Inverno que inicia hoje terá frio rigoroso, chuva forte e chance de neve na Serra

Estação, que começa na noite desta segunda-feira, será mais gelada do que a de 2015, que teve influência do El Niño.

Prepare o agasalho, o guarda-chuva e o calçado impermeável: o inverno do Rio Grande do Sul, que começa nesta segunda-feira, às 19h34min, deve ser mais frio e chuvoso em comparação aos últimos anos. Sem a presença do fenômeno El Niño, as temperaturas caem e ficam nos níveis característicos da estação.

Os meteorologistas preveem volume de chuva acima da média no mês de julho, mas as precipitações devem aparecer intercaladas a dias de tempo ameno por causa da transição para o La Niña. Conforme a Somar Meteorologia, o La Niña esfriará as águas do Pacífico Central e Oeste na altura do Equador e vai provocar aumento de chuvas e queda de temperatura em toda a região Sul do Brasil. Até 22 de setembro, quando termina a estação, há chance de neve na Serra.

— O frio vai ficar mais concentrado em julho e com chuva um pouco mais volumosa, principalmente no Oeste, Sul e Centro do Estado — explica Fábio Luengo, meteorologista da Somar.

No domingo, última dia da meia-estação, o Rio Grande do Sul amanheceu com temperaturas negativas. Houve registros de geada em Cambará do Sul, onde a mínima foi de -2,8ºC.

— A temperatura estará mais baixa do que o normal e deixará o clima propício para neve. Porém, é cedo para garantir, pois o fenômeno envolve outras condições específicas de umidade — ressalta Gabriel Domingues, da Somar.

O outono que se encerra nesta noite foi um prenúncio do rigoroso inverno que se aproxima. No primeiro dia da estação, em 2016, a temperatura mais baixa em Caxias e Gramado é de 1ºC; em Cambará, de -2ºC; em Bom Jesus, de 0ºC; e em São José dos Ausentes, de -3ºC.

No ano passado, o inverno teve cara de verão. Em agosto de 2015, as máximas ultrapassaram os 25ºC na Serra, bem acima da média histórica — considerando os últimos 30 anos, ela variou entre 9ºC e 18ºC.

Venha aprovar o friozinho na Serra Gaúcha! 😀

Fonte: Pioneiro

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta