Casa de Pedra, mais de 140 anos de história

Hoje vamos falar de um lugar encantador que faz voltarmos no tempo e viver uma adorável experiência, Museu Ambiência Casa de Pedra.

Essa referência turística retrata a vida dos imigrantes italianos no final do século XIX. O espaço, construído no final do século XIX em Caxias do Sul, foi residência, além de ter abrigado armazém, ferraria, celeiro e abatedouro de suínos. Desapropriada em 1974 para dar lugar ao Museu.

A Casa em si é pequena, mas muito charmosa. São três cômodos. Uma sala, uma cozinha e um quarto. O museu é dedicado à reconstituição do modo de vida doméstico dos inícios da colonização italiana na cidade. Possui um pequeno mas interessante acervo de peças doadas pela comunidade, datando de fins do século XIX até início do século XX, incluindo uma variedade de utensílios domésticos, mobiliário, peças de vestuário e de artes manuais como colchas bordadas e toalhas de crochê, algumas estampas com iconografia sacra, instrumentos agrícolas primitivos e outros da indústria caseira, como rocas e teares manuais.

A edificação é a grande estrela do local. A construção foi feita com pedras basálticas assentadas e rejuntadas com barro somadas a aberturas de pinho fixadas em tijolos artesanais.

Museu

museu

museu

05

A Casa de Pedra em Caxias do Sul é um dos museus mais visitados.

O horário de visitação do Museu Ambiência Casa de Pedra é de terça a domingo, das 9h às 17h. A Casa de Pedra está localizada na rua Matteo Gianella, 531, bairro Santa Catarina e o telefone é (54) 3901-1463.

Gostou? Nos curta no Facebook!

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta