Casa de chá e museu – Castelinho Caracol

O casal Pedro e Luiza Franzen são um exemplo, descendentes de alemães, se estabeleceram na cidade de Canela e no período de 1913/1915 construíram uma das primeiras residências da região, o Castelinho Caracol, hoje uma simpática Casa de Chá e Museu.

A construção foi toda feita com madeira de Araucária (pinheiro tipico da região, aquele que produz nossos deliciosos pinhões), sem o uso de pregos, apenas no sistema de encaixes e com o uso de parafusos. A madeira utilizada recebeu tratamento biológico no próprio local, com a imersão no arroio por seis meses e posterior secagem ao sol por outros seis meses (o que deixava a madeira sem resina e muito mais resistente). A construção possui 12 cômodos e uma torre, foi projetada por um arquiteto alemão, com energia gerada por uma roda d’água (moinho) instalada no arroio.

O Castelinho Caracol, preserva móveis e utensílios da época de seus moradores, as paredes intactas, mesmo com o passar do tempo, quase um século! – mostram que a construção é resultado de técnica, conhecimento e beleza.

castelinho canela

A sala de chá fica dentro da casa e é preciso pagar o ingresso de R$ 10 (crianças até 10 anos não pagam) para sentar numa das mesinhas fofas com louças tão coloridas e delicadas. O mais genial de todo o passeio é, sem sombra de dúvida, visitar a cozinha onde é preparada a receita secretíssima de um dos mais famosos apfelstrudel (Torta de maçã alemã) da Serra Gaúcha.

castelinho-canela23

castelinho-canela29

Endereço:
Estrada do Caracol Km 03, S/NºCanela – Serra Gaúcha – Brasil
Horário:
9h às 13h / 14h 20m às 17h 40m
Ingressos: R$ 10,00 – Aberto todos os dias


Gostou? Nos curta no Facebook!

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta