5 pontos turísticos para você conhecer em Caxias do sul

Caxias do Sul é conhecida pelos seus vinhos e pela gastronomia típica, além da sua deslumbrante paisagem. Separamos uma lista de locais que você não pode deixar e visitar quando for à cidade da serra gaúcha.

Chateau Lacave

O Chateau Lacave, decorado com motivos da Idade Média e Pré-Renascimento e com arquitetura de um Chateau espanhol do século XI, leva os visitantes a uma viagem no tempo. O castelo está localizado em meio a um bosque com lago, plantas e araucárias.
Com um sistema de visitação guiado por recepcionistas trajadas em estilo medieval, os visitantes conhecem vários ambientes do castelo, tomando conhecimento de sua história e do processo de elaboração dos vinhos. No final da visitação, ocorre na taberna dentro do castelo a degustação de vinhos e, após, há possibilidade de compras dos produtos no varejo.
Este oferece ainda um restaurante e a possibilidade de realização de eventos, completando a harmonização de vinhos com uma rica gastronomia.

 

Réplica de Caxias do Sul de 1885

A Réplica de Caxias do Sul de 1885 conta com conjunto arquitetônico com 20 casas de madeira em homenagem ao centenário da colonização italiana.
Reproduz a Catedral Diocesana e o coreto, além das principais avenidas e ruas de Caxias do Sul, conforme as características da época.
Mediante reserva de grupos (15 ou 30 pessoas), o espetáculo som e luz convida o visitante a conhecer característivas, narrativas e músicas do início da colonização italiana em Caxias do Sul.

 

Museu Ambiência Casa de Pedra

Popularmente conhecido como Casa de Pedra, foi aberto ao público em 14 de fevereiro de 1975, tornando-se desde então, um espaço de referência para a comunidade e para visitantes, edificação que merece cuidados constantes.
Uma completa restauração foi realizada em 2001, com apoio da iniciativa privada-Viação Santa Tereza, garantindo sua preservação, passando a ser denominado como: Museu Ambiência Casa de Pedra.
Sua estrutura é feita com pedras assentadas e rejuntadas com barro, aberturas em pinho falquejado e janelas afixadas em tijolos artesanais, unindo ao mobiliário interno que reconstitui o modo vida doméstico do final do século XIX. No piso inferior, sala, cozinha e forno para assar pão e no superior, quarto.
Com esta infraestrutura é possível visitar o local e conhecer as principais características da formação cultural de Caxias do Sul, centrada no trabalho familiar, na moradia e terreno como fonte de sobrevivência.

 

Museu Municipal de Caxias do Sul

O Museu Municipal de Caxias do Sul abriga acervo histórico, artístico e etnográfico.
Conta com maquinários e ferramentas artesanais utilizadas em atividades agrícolas, objetos, móveis, peças de arte sacra, entre outros.
Realiza visitas guiadas, recebendo também exposições itinerantes e projetos de educação patrimonial.
É possível ainda agendar visitas noturnas.

 

Igreja São Pelegrino

Considerada patrimônio artístico de Caxias do Sul, a igreja São Pelegrino tem sua história vinculada à imigração italiana e fundação da cidade.
Em 1893 foi celebrada a primeira missa, bem como em 1953 foi inaugurada a nova matriz, no bairro São Pelegrino.
Relógio Floral, Relógio da Torre, Réplica de Pietá (Michelangelo), bem como portas de bronze do escultor Augusto Murer são algumas características artísticas da Paróquia São Pelegrino.
Destaque para a Estátua de bronze do Padre Giordani e Memorial da Pedra Fundamental da igreja São Pelegrino.
As missas são realizadas de segunda a sexta, às 17h e às 18h30. Quinta, às 16h e às 18h30. Sábado, às 17h. Domingo, às 8h, 10h, 17h e às 19h45.

 


Gostou? Nos curta no Facebook!

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta