5 Comidas Típicas da Serra Gaúcha

A Serra Gaúcha tem temperaturas baixas, ruas floridas e vitrines deliciosas, como: chocolatarias, cafés coloniais e restaurantes típicos.

 

A Serra Gaúcha é conhecida por suas delícias. É muito procurada por turistas que apreciam o aconchego da lareira, um bom vinho e um delicioso fondue: a especialidade da serra.

Os restaurantes de fondue, principalmente os de Gramado, são famosos por oferecer a especialidade com carnes exóticas, queijo e chocolate, acompanhadas de todo tipo de iguaria, como pães, legumes, frutas e biscoitos.

 

Os pratos típicos mais famosos da Serra são mais servidos nos cafés coloniais, que são um atrativo à parte. Os visitantes sentam – e se deleitam – em frente a uma mesa repleta de iguarias da região colonial, como pães caseiros, geleias de vários tipos, queijos, salames, cucas, linguiças defumadas e muito, muito mais. Uma verdadeira festa gastronômica.

  • Fondue

fondue_chocolate

Fondue é um prato de origem suíça, mas uma das comidas mais consumidas na Serra Gaúcha, à base de queijo aquecido sobre uma lamparina, também conhecida como espiriteira ou rechaud, ou outra fonte de calor pouco intenso e do qual as pessoas se servem diretamente.

 

Sugestões de restaurantes de fondue:

La Famille De Gazon Restaurant (Gramado/RS), Chateau De La Fondue Restaurant (Gramado/RS), St. Humbertus (Gramado/RS), Chez Lys Blanc (Canela/RS), Di Luccio (Caxias do Sul/RS)

 

 

 

 

  • Sopa de Capeletti

sopa

 

Sopa de Capeletti é a sopa clássica da Serra Gaúcha. A sopa é feita com a massa de capeletti misturado com frango. Sem falar do caldo que é um dos detalhes mais importantes para deixar a sopa deliciosa.

Sugestões de restaurantes que possuem Sopa de Capeletti:

Casa Di Paolo (Gramado/RS – Caxias do Sul/RS), Empório Canela (Canela/RS),

 

 

  • Chocolate Quente

Hot-ChocolatePara quem já veio para Serra Gaúcha sabe que uma das principais bebidas é o chocolate quente. O Chocolate quente ou Cacau quente é uma bebida quente e doce feita com chocolate ou cacau em pó dissolvido no leite quente ou na água mineral sem gás. Dica: Fica uma delícia acompanhado com chantilly

Sugestões de lugares que possuem Chocolate Quente:

Chocolate Caracol (Gramado/RS e Canela/RS), Empório Canela (Canela/RS)

 

 

 

  • Café Colonial

cafecolonialPrepare-se para comer muito, depois das bebidas (vinho ou café, chocolate quente ou chá), a mesa começa a ser preenchida com pães, geleias, mel, nata, manteiga, e logo surgem os salames, presuntos, queijos, morcilha branca, preta ou vermelha, pepino e chucrute. Mais salgados, agora quentes: empadas, pastéis de queijo ou palmito, bolinhos de batata, linguiça grelhada, frango e polenta fritos. Entre os doces, bolos de chocolate, limão ou cerveja, cucas, trouxinhas de maçã, meia dúzia de tortas, mais pudim, ambrosia, mousses, quindim, sagu com creme.

Sugestões de lugares que possui café colonial: 

Bela Vista (Gramado/RS), Opa’s Kaffeehaus (Nova Petrópolis/RS)

Foto: Bela Vista em Gramado/RS

 

  • Churrasco

É óbvio que não podia faltar churrasco na Serra Gaúcha. As carnes mais pedidas são costela de boi e cordeiro (ou ovelha), acompanhadas de farinha de mandioca, feijão mexido e arroz carreteiro.

Sugestões de lugares que possui churrasco:

Churrascaria Garfo e Bombacha (Canela/RS), Cabanha’s Churrascaria (Caxias do Sul/RS), Zelão (Gramado/RS), Churrascaria Ipiranga (Bento Gonçalves).

 

 

 

E você, qual foi a sua experiência gastronômica na Serra Gaúcha? Conte-nos nos comentários!

 

 

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta